terça-feira, 10 de maio de 2011

José Luzia - um grande atleta (2)

O José Luzia era filho do senhor José Luzia (também conhecido por Zé Claudino - natural da nossa aldeia e que vive actualmente na Reboleira) e neto do Alfredo Luzia e da Carmelina, que viviam na Praça, perto do actual Centro de Cultura.
Transcrevo uma notícia do jornal Correio da Manhã, de 7 de Junho de 2004, que fala da morte do José Luzia e da sua carreira desportiva.



"ANDEBOL LUSO PERDE O GRANDE ZÉ LUZIA - Por: Pedro Sequeira
Morreu ontem, com apenas 40 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, o ex-jogador de andebol José Alfredo Buco Luzia, também conhecido por 'Zé Luzia', vítima de doença prolongada. Para a história fica o nome de um dos melhores jogadores de sempre do andebol português, talvez o mais marcante da geração que antecedeu a que agora é liderada por Carlos Resende.
Dentro de campo, Luzia destacava-se pela sua polivalência. Assegurava na perfeição várias posições, desde central, a pivô e lateral-esquerdo. Encerrada a carreira no andebol, aos fim de 21 temporadas, com passagens pelos principais clubes portugueses, José Luzia manteve-se ligado à modalidade e actualmente era treinador adjunto do Sporting. João Gonçalves, ex-companheiro de José Luzia na selecção, recebeu a notícia com grande tristeza: "É um dia muito difícil. Tinha com ele uma excelente relação de amizade. Era uma pessoa de grande qualidade humana. Portugal também perde um dos seus melhores jogadores de sempre".(...)
PERFIL
José Alfredo Buco Luzia nasceu a 18 de Agosto de 1963, tendo iniciado a sua carreira como andebolista em 1976, na Académica da Amadora. ‘Zé Luzia’, um dos mais brilhantes jogadores portugueses, passou ainda pelo Sporting, FC Porto, ABC, Benfica, Académica de Coimbra, Belenenses e Almada. Na selecção alcançou o prestigioso registo de 168 golos."
       

Enquanto jogador, José Luzia conquistou ao serviço do Sporting um campeonato nacional de juvenis (1979/80), uma Taça de Portugal (1982/83) e um campeonato nacional de seniores (1983/84). Ao serviço do ABC de Braga sagrou-se campeão em 1986/87, tendo ainda representado a selecção nacional em diversas ocasiões.

Como técnico-adjunto, José Luzia ingressou na equipa leonina na temporada 2002/03, tendo nessa época conquistado a Taça de Portugal.
Equipa do FC Porto de 1989/90 : José Luzia é o terceiro de pé, da esquerda para a direita

Sem comentários:

Enviar um comentário