sábado, 26 de março de 2011

A Família Victoria

Nos países com uma história mais pequena  e que foram colonizados por pessoas de várias partes do mundo, como é o caso dos Estados Unidos e do Brasil, existe um grande vontade, por parte dos seus habitantes, em conhecer as suas raízes. Contrariamente a nós, em Portugal, país que tem uma longa história e que, por cujo território passaram antes civilizações muito importantes, como os muçulmanos e os romanos.
Por esse motivo, não me admirei quando encontrei na net um blogue de um cidadão brasileiro, Arthur Victoria da Silva, natural de Capão do Leão e residente em Porto Alegre, localidades do Estado do Rio Grande do Sul, onde são dadas informações muito interessantes sobre a Família Victoria que, como podemos ler neste excerto, terá como seu fundador, um natural da nossa aldeia:
“A Família "Victoria" do "Capão do Leão" originou-se da Família "de Santa Victoria" do "Herval" que, por sua vez, originou-se do casamento de Francisco José de Santa Victoria com Ana Joaquina de Jesus em 1783 no Estreito (perto de São José do Norte) (…)
(…)  Rio Grande foi retomada pelos portugueses somente em 2 de abril de 1776, tendo ficado sobre o domínio espanhol por quase 13 anos. Neste período, Anna Joaquina, a filha mais velha de Sebastião e Isabel, conheceu e enamorou-se de um português chamado Francisco José de Santa Victoria. Francisco José deve ter sido um militar que lutou nas tropas contra os espanhóis e resolveu estabelecer-se em Estreito.
Francisco José de Santa Victoria, conforme registros de nascimentos de seus herdeiros, era nascido na Freguesia de Santa Victoria, em Beja, Portugal. Provavelmente o sobrenome “Santa Victoria” não tenha sido herdado dos pais de Francisco José, e sim uma homenagem à sua cidade natal.
Francisco José e Anna Joaquina casaram em 1783 em Estreito e iniciaram a História da Família Victoria. Devem ter ido morar em Rio Grande, pois seus primeiros filhos foram registrados naquela cidade, mas depois vieram a se estabelecer na atual cidade do Herval.
O casal teve no mínimo 10 filhos:
1. Anna de Santa Vitória foi batisada em 16 novembro 1785 em Rio Grande
2. Bernardino José dos Santos de Santa Victoria nasceu cerca de 1787 em Rio Grande!” (…)
(…) A família mudou-se mais tarde para Jaguarão, onde faleceu Bernardino José. Com a morte do patriarca, a viúva Anna Maria vendeu as terras que possuiam em Jaguarão (chácara no Rincão de Lagiado) e, em 18 de junho de 1850 comprou, de Hypolita de Oliveira Cardozo, grande quantidade de terras no Capão do Leão. Terras estas que já pertenceram ao Padre Doutor, Pedro Pereira Fernandes de Mesquita. Esta compra marca o início da História da Família Victoria no Capão do Leão.”

 Um dos descendentes deste nosso conterrâneo, Getúlio Victória, foi Prefeito (Presidente da Câmara) entre 1993 e 1996 desta cidade, que conta hoje com cerca de 24 mil habitantes.
Encontros da Familia Victoria
No seguimento de um pedido de Arthur Victoria procurei no Arquivo Distrital de Beja a confirmação do nascimento de Francisco José na nossa aldeia. Só que, na altura em que lá estive, o livro dos Registos Paroquiais em que poderia existir o registo do nascimento tinha ido para a Torre do Tombo, em Lisboa. Um dia destes irei ver se o livro já voltou, para procurar, então, essa confirmação, para enviar a Arthur.

Site de Capão de Leão

11 comentários:

  1. Sr Murteira,
    Fiquei muito feliz em ter a minha família citada em seu blog. Muito obrigado e grande abraço.
    Arthur Victoria Silva

    ResponderEliminar
  2. Sr. Murteira ...
    Obrigada pela citação da família Victoria em seu blog !!!
    Abraço !!!
    Mario...Cleusa...Malony e Marlla Victoria *---*

    ResponderEliminar
  3. Não têm que agradecer, foi um prazer lembrar que poderá haver raízes da nossa terra plantadas em terras tão distantes quanto amigas.
    Logo que possa irei tentar confirmar o nascimento de Francisco José, em Santa Vitória, Beja, Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Ana Maria Victoria Silva28 de março de 2011 às 22:13

    Sr Murteira, meu nome é Ana Maria, e fiquei muito emocionada em saber que o senhor citou em seu blog trechos completos do trabalho de pesquisa feita por Arthur Victoria Silva. Sou testemunha de que ele, embora não tendo a formação acadêmica de pesquisador, é um pesquisador nato, criterioso, sério, incansavel, e dedicou boa parte de seu tempo neste trabalho em que procurou desvendar as origens da familia Victoria, esclarecendo para nossa grande familia nossas raízes e os lugares por onde andamos e de onde viemos. A confirmação de tal informação será muito importante, como importante é a rede que une a todos nós e que pessoas como Arthur e o senhor ajudam a fortalecer. Um abraço
    Ana Maria Victoria Silva

    ResponderEliminar
  5. Ana Maria : também eu fiquei sensibilizado com todo o trabalho de pesquisa realizado pelo senhor Arthur e, acredite, é com todo o gosto que procurarei ajudar, a ele e a toda essa bonita família.
    Um abraço deste lado do mar.
    José Filipe.

    ResponderEliminar
  6. gostei de conhecer esta história...o blog está muito interessante

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Amélia, pela referência elogiosa ao blogue.
    Quanto à história desta família, é pena não estar no Arquivo de Beja o livro do Registo Paroquial com o ano em que terá nascido o seu "fundador", nosso conterrâneo. Provavelmente terei de o procurar na Torre do Tombo, em Lisboa.

    ResponderEliminar
  8. Estou estudando o período do brasil colônia, é incrivel saber que temos parentesco com pessoas importantes para a história Rio Grandense e Brasileira.
    Abraços, Luciano Victória Del Sent, Porto Alegre.

    ResponderEliminar
  9. Caro Luciano:
    penso que se refere à Família Victoria, de Capão do Leão, cujos antepassado será natural da minha aldeia, Santa Vitória, sul de Portugal.
    Um abraço.
    José Filipe

    ResponderEliminar
  10. Ha, muito interessante!!
    Estou procurando dados sobre a minah familia também, e é ainda mais importante : é para um trabalho.
    E adivinha? Meu sobrenome é Vitória, sem o c,e , creio eu, mas nao posso afirmar com certeza, de origem negra e de Vitória- ES.Sem querer pedir demais, gostaria de saber como e onde conseguiu tantas informaçoes sobre a familia Victória para que eu possa encontrar sobre a minha familia ashashuashua.Obrigada
    Qualquer coisa , meu blog e e-mail :
    http://arealidadedavidaempalavras.blogspot.com/

    lili-asv@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Sr, Murteira,

    Descobri os nomes dos pais de José Francisco de Santa Vitória: José Francisco e Angela. Angela pode ser Pereira.

    ResponderEliminar